terça-feira, 24 de março de 2009

RECEITINHAS DA VOVÓ



Descubra os truques de beleza caseiros que realmente funcionam
Você está morrendo de dor de cabeça e esqueceu de comprar aquele remedinho na farmácia. O que a sua avó faria? Cortaria rodelas de batata e colocaria na testa. Está sem grana para a esfoliação? Mais uma receita antiga: fazer o serviço com açúcar. Dermatologistas e esteticistas ouvidos pelo Bolsa de Mulher confirmam que os truques funcionam, mas recomendam cautela na hora de aderir às receitas caseiras. Nessa matéria você vai ver o que é mito e o que é verdade na troca de cosméticos convencionais por produtos do dia-a-dia.

Esfoliante Aproveitando o tema "esfoliação", a fisioterapeuta dermato-funcional Amneris Ribeiro, do TA3 Studio Hair Design, esclarece que o açúcar, por ter grãos, pode dar resultados. Mas alerta: dependendo da pressão, poderá lesionar camadas da pele. "Por isso, prefira farofa de aveia com mel, que é mais macia", sugere.


O dermatologista Marcelo Belline é um dos que aprova os esfoliantes caseiros. Ele recomenda misturar sal marinho (fino) ao sabonete líquido e esfoliar, com suave pressão, a face e o corpo duas vezes por semana.


Fátima Pazos concorda que o açúcar pode ajudar. E dá a receita: para uma máscara esfoliante, misture uma colher de mel e três de aveias em flocos. Passe na pele em movimentos circulares ascendentes. Essa máscara regula o pH da pele, tornando-a mais homogênea e eliminando cravos e espinhas. Usar duas vezes por semana.

Desodorante O limão usado nas axilas tira mesmo o mau cheiro? É preciso cuidado. Belline lembra que as receitas caseiras com o cítrico, se usadas no sol, podem resultar em irritação e manchas chamadas de fitofotodermatites. "Mesmo lavando bem a pele podem sobrar resíduos", explica o profissional. E queimar a pele. Melhor não arriscar.


Em vez do limão, Amneris sugere o bicarbonato de sódio, encontrado facilmente em farmácias e supermercados. "Pegue uma pitada de bicarbonato e a umedeça até formar uma laminha. Aplique-o nas axilas e o seu problema estará imediatamente resolvido", promete a especialista.

Olheiras E o famoso pepino nas olheiras? Mito ou verdade? Antes de tirar a dúvida, Amneris explica que a olheira é uma alteração nos tecidos que pode acarretar em retenção de líquidos e também escurecer a região. Segundo ela, os pepinos dão uma sensação de refrescância. Mas o clareamento requer o auxílio de um dermatologista ou de um bom corretivo.


Uma boa alternativa é o chá de camomila, que também provoca a vasoconstrição local. Dr. Belline explica como fazer: "Aproveite o saquinho do chá de camomila. Em vez de jogá-lo fora, coloque no congelador. Para efeito descongestionante e calmante colocamos o saquinho diretamente na área dos olhos", revela.


Além do chá de camomila gelado, outra dica para atenuar as olheiras é colocar uma bolsinha de gelo nelas, somente por cinco minutos. O truque ajuda na circulação do sangue.


Pele de cinderela Para um efeito "Cinderela", mais uma receitinha caseira: aplique clara de ovo aplicada em todo rosto com pincel e deixe 30 minutos. "Acontece um efeito tensor bacana, ideal para antes de festas ou para retirar ar de cansaço". Amneris sugere ainda a máscara de mel, que contribui para a hidratação facial e corporal.


Para hidratar, Fátima dá uma receita caseira ótima. Pegue uma clara de ovo batida, uma colher (sobremesa) de farelo de aveia e uma colher (chá) de mel. Misture tudo e aplique na pele limpa. Deixe agir até secar. Também podem ser adicionadas frutas (exceto as cítricas) nesta receita, como mamão, morango e kiwi.


Se a sua pele for oleosa, a máscara ideal leva uma colher (sopa) de pepino, uma colher (chá) de mel e uma colher (sopa) de levedo de cerveja. Bata tudo acrescentando soro fisiológico para dissolver melhor a mistura. Essa receita é indicada também para tratamento de pele com espinhas e acne.


Fonte: BOLSA DE MULHER

0 comentários: