quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

DICAS DE MAQUIAGEM:PASSO A PASSO



Passo a passo da maquiagem

Os principais fatores na escolha das cores da maquiagem são: idade, pele, olhos, cabelos, roupas, acessórios, ocasião(trabalho, festas) e influência da luz ambiente (pela manhã use tons mais claros e discretos, enquanto à noite, os tons mais fortes).

Fique atenta: tons claros são indicados para aumentar e destacar. Tons escuros, para dissimular ou diminuir.

Nunca se esqueça: antes da aplicação da maquiagem, é fundamental que a pele esteja devidamente limpa, tonificada e hidratada.O tom do corretivo, base e pó devem ser sempre o mesmo de sua pele ou um tom mais claro, nunca mais escuro.


Depois desses lembretes importantes, vamos agora para o passo a passo da maquiagem:

Os primeiros passos da maquiagem: corretivo, base e pó facial:

* Corretivo: suaviza as imperfeições da pele(manchas, olheiras, cicatrizes, espinhas e marcas de expressão). Também ajuda a fixar a maquiagem na área dos olhos.Pessoas com olheiras muito marcadas devem aplicar um corretivo mais claro e complementar com pó facial adequado ao tom de pele.Aplicação: não use o corretivo diretamente na pele. Após um certo tempo, ele fica com a aparência quebradiça. Para evitar isso, passe antes um hidratante (ou um creme próprio para essa área). Com as pontas dos dedos, espalhe o corretivo com leves batidinhas, do canto externo para o canto interno da pálpebra inferior e do canto interno para o externo da pálpebra superior.

* Base: disfarça imperfeições e deixa a pele uniforme, facilitando a fixação dos demais produtos. Deve ser aplicado em todo o rosto, estendendo para a região do pescoço e colo (se você estiver usando roupa decotada).Aplicação: espalhe com os dedos ou esponja, em movimentos suaves, seguindo o sentido dos músculos do rosto. Do queixo para cima aplique com movimentos ascendentes. No pescoço e colo aplique com movimentos descendentes.

* Pó facial: deve ser aplicado por todo o rosto, colo e pescoço, para dar uniformidade à pele, com um acabamento aveludado.Atenção: o excesso de pó nos vincos (olhos e nariz) acentua ainda mais estas áreas. Da mesma forma, o pó não deve ser utilizado nos lábios.Aplicação: Com um pincel ou uma esponja, deitados, retire o pó do estojo, elimine o excesso e aplique levemente com a lateral sobre o rosto. Faça movimentos de suave compressão. Depois dê leves pinceladas por todo o rosto.


Para realçar seus olhos use sombra, lápis e rímel:

* Sombra: valoriza e destaca os olhos. As cores claras/peroladas devem ser aplicadas abaixo das sobrancelhas, para proporcionar um efeito "luminoso" e aumentar os olhos.As cores escuras/opacas devem ser aplicadas nas pálpebras, proporcionando um efeito de "profundidade" e diminuindo os olhos.Se a sombra é muito cintilante para usar de dia, aplique pó sobre ela para retirar um pouco do brilho.Mulheres de pele negra devem usar cores intensas, que destaquem a maquiagem.Aplicação: Retire o excesso da sombra do aplicador, apóie o dedo mínimo no rosto e aplique a cor mais escura contornando o globo ocular em toda sua extensão. Com o dedo ou a ponta mais larga do aplicador esfume esta cor. Aplique a cor clara onde não foi aplicada a escura, esfumando depois as duas cores para obter um efeito natural. Com a parte mais larga do aplicador passe e esfume a sombra, e com a mais fina dê o acabamento junto à raiz dos cílios.

* Delineador para olhos: tem por função "destacar" os olhos. Os delineadores líquidos devem ser aplicados somente nas pálpebras superiores. Os delineadores de ponta seca (lápis) podem ser aplicados também nas pálpebras inferiores. Se a aplicação for feita apenas na pálpebra inferior e seus olhos ficarem "caídos", aplique também na pálpebra superior.Se houver erros corrija com cotonete.Aplicação: Deve ser feita sempre bem junto à raiz dos cílios, evitando qualquer espaço entre o traço e os cílios. Com a cabeça levemente inclinada para trás, faça um traço contínuo partindo do canto externo até o canto interno, ou vice-versa.

* Rímel: realça e alonga os cílios, deixando-os mais espessos. Pode ser à prova d'água ou resistente à água. A cor deve combinar com os cabelos, sobrancelhas e cílios.Aplicação: pode ser usado tanto nos cílios inferiores quanto nos superiores.Puxe levemente a pálpebra (superior ou inferior) e aplique o produto, da raiz para a ponta. Se quiser cílios mais volumosos repita a aplicação.

* Lápis ou sombra (acabamento para sobrancelhas): corrige imperfeições ou falhas nas sobrancelhas. A correção pode ser feita com o lápis preto, marrom ou com uma sombra marrom. Cuidado para que a cor da sobrancelha não fique mais forte que a do cabelo.O rímel incolor pode ser utilizado também para "pentear" as sobrancelhas.Antes de fazer a maquiagem verifique o formato de sua sobrancelha. Se for necessário, depile-as.


Contorne seus lábios com delineador e depois passe o batom:

* Delineador labial: corrige imperfeições e evita que o batom escorra pelas linhas dos lábios. Desenha com precisão o contorno dos lábios.Aplicação: Antes de aplicar o delineador, seque seus lábios com um lenço de papel. Assim a aplicação ficará perfeita.Se preferir, aplique primeiro o batom preenchendo os lábios, e depois faça o contorno.Pode ser usado de 3 formas: para fazer o contorno dos lábios, preenchendo-os com o batom; para fazer o contorno e preencher os lábios com o próprio lápis ou para fazer o contorno e preencher os lábios com um batom mais claro, realçando o contorno.Apóie o dedo mínimo no rosto e aplique no lábio superior do centro para as extremidades, ou vice-versa, e no lábio inferior faça um traço de um canto externo da boca até o outro.

* Batom: realça os lábios, colorindo-os e protegendo-os contra ressecamento e alguns também da ação dos raios solares. A tonalidade deverá estar em harmonia com as demais cores da maquiagem.Aplicação: No lábio superior, do centro para o canto da boca. No inferior, de uma extremidade até a outra. Preste atenção para não esconder o contorno dos lábios.


Para finalizar sua maquiagem, blush e pó compacto:

* Blush: realça as maçãs do rosto e atua também como corretivo. Dá o acabamento à maquiagem.Aplicação: Comece com pequena quantidade. Se necessário, aplique um pouco mais depois. É importante salientar que deve ser aplicado de forma discreta.Elimine o excesso, dê um leve sorriso e aplique com leves pinceladas em movimentos ascendentes na região que ficou saliente. Aplique o pó restante no pincel na testa, queixo e nariz para harmonizar todo o rosto, esfumando bem para não deixar nenhuma área marcada.Para criar uma harmonia na maquiagem, sempre que a cor do batom for mais intensa, o blush deve ser mais claro e suave, e vice-versa.Mulheres de pele negra devem usar cores intensas ou que destaquem a maquiagem (tons de vinho, vermelho, marrom e dourado).

* Pó compacto: Dá um acabamento aveludado ao rosto, uniformizando o tom e retirando o excesso de brilho da pele. É ideal para retocar a maquiagem ao longo do dia.Aplicação: Com a esponja pressione levemente o rosto, com movimentos de baixo para cima.


Remoção da maquiagem:

Um produto demaquilante é indispensável para a perfeita remoção de resíduos de maquiagem no rosto.Durante a maquiagem é bom deixar o demaquilante sempre à mão. Com ele podemos corrigir erros e retirar excessos


1 comentários:

Josefa disse...

olha vc não imagina como fiquei feliz com estas dicas, eu não tinha a menor ideia de como me maquear. Valeu, nota 10. Brigadão