domingo, 8 de novembro de 2009

VEJA QUANTAS CALORIAS VOCÊ PODE QUEIMAR NA PRAIA...


Sol, biquíni e mar. Finalmente, o cenário perfeito para quem é apaixonada pelo verão e se dedicou o ano todo na academia para exibir um corpão esbelto e malhado. Se esse não é o seu caso - como o da maioria das mulheres, saiba que suas férias nas praias podem ajudá-la a recuperar o tempo perdido, e sem você perceber. Sim, é possível queimar calorias, sem sacrifícios, apenas brincando na areia, no calçadão, na água.


Para quem acha que isso não é lá uma novidade - afinal, como toda atividade aeróbica, jogar vôlei, futevôlei, frisbee ou frescobol requer uma quantidade de energia extra do corpo - vale um aviso: as atividades físicas na praia podem ser mais eficazes do as praticadas na academia.Segundo o médico do esporte Paulo Zogaib, o mesmo exercício, quando praticado na areia, proporciona um gasto calórico cerca de 13% mais alto. Isso ocorre, porque o piso instável e irregular exige mais esforço físico. Sem contar que o visual e a companhia dos amigos e paqueras podem estimular a prática da atividade por mais tempo do que o de costume.Se a areia estiver fofa, então, os benefícios para o corpo podem redobrar. A cada impacto que esse piso absorve, você exercita e fortalece os músculos inferiores. Ou seja, só a caminhada na praia pode funcionar como uma verdadeira aula de musculação. Para quem pratica esportes na praia, além de ter a oportunidade de emagrecer nas férias, ainda pode voltar com pernas e bumbum mais firme e torneado. Tudo isso, enquanto curte o verão e se bronzeia. Nada melhor, não? Antes de incluir materiais esportivos em sua mala de viagem e querer participar do primeiro jogo que encontrar pela areia, saiba que alguns cuidados são fundamentais.





Veja, abaixo, as dicas do médico Paulo Zogaib e da nutricionista esportiva Renata Mendes.





- Se resolver ir à praia logo cedo, não deixe de tomar café da manhã para repor suas reservas de carboidratos (o nutriente que lhe dará energia necessária para se exercitar e se divertir). Vale sucos e frutas naturais, frutas secas e uma fatia de pão. - Ingestão de líquidos durante o exercício físico é indispensável. Procure consumir de 400 a 600ml (de 2 a 3 copos) de água por hora. Assim, você reidrata seu organismo e ajuda a manter a temperatura do corpo estável. As bebidas mais indicadas são água de coco, isotônicos, água e sucos.





- Resolveu passar o dia todo na praia? Então, não se esqueça de pensar na sua alimentação. Se optar pelos petiscos de praia, prefira o milho cozido, açaí gelado ou picolé de fruta. E tente evitar salgadinhos, queijos e camarões - além serem fonte rica em calorias, eles ainda são mais suscetíveis à contaminação por bactérias. - Não importa se você pretende jogar de camiseta, boné e tênis. O protetor solar é item indispensável para quem vai se expor ao sol.





- Alongue-se sempre, antes e depois, de qualquer exercício físico. Isso vale até para aquela caminhada leve no calçadão.





- A queima de calorias pode ser maior na praia, por outro lado, os riscos de lesões e torções nos pés e joelhos também aumentam (cerca de 15% mais)quando o piso é mais irregular - como é o caso da areia, especialmente a fofa. Uma saída é não ir com muita sede ao pote se você não tem prática ou condicionamento físico.





Calorias queimadas por esporte.Que tal unir o útil ao agradável e sair do período de férias com o mesmo corpo malhado ou até mais esbelto do que antes? A seguir, o educador físico Luis Eduardo Tavares relaciona as principais atividades físicas e conta quantas calorias, em média, você poder perder em 30 minutos. - Aprendendo a surfar: 200 a 250 cal - Bicicleta no calçadão: 150 cal - Caminhada na areia batida: 350 cal - Caminhada na areia fofa: 450 cal - Corrida na areia batida: 550 cal - Corrida na areia fofa: 600 cal - Frisbee ou frescobol: 300 cal - Futebol: 300 cal - Futevôlei: 200 a 400 cal - Nadar: 300 cal - Vôlei: 200 a 400 cal

0 comentários: